segunda-feira, 23 de julho de 2012

Eu fui todo mundo, hoje EU SOU


            
           
           
Estes últimos dias tem sido de intensa correria. Os seres humanos tem vivido com pressa de tudo. É segunda-feira e pensamos na sexta. É hoje, e o dia seguinte já está planejado. É vendida a imagem de que é preciso ser ágil, versátil, pro-ativo, ... É preciso ganhar tempo... (Ganhar ou perder?)


Corremos para todos os lados, mas não nos voltamos para aquele que pode todas as coisas. Queremos tudo de Deus, mas não entregamos nada pra Ele. Pedimos tudo pra Deus, dizemos o que e o como queremos. Se possível determinamos a hora, e, de preferência, até o local. Chamamos Deus: “Senhor”, e O tratamos como empregado, sem nem ao menos pagar o salário mínimo.

            E como vamos pagar a Deus, que não enxergamos, se nada damos aos que nos pedem e dos quais desviamos o olhar para não ver?

            No entanto, a misericórdia divina se renova a cada manhã, e só por ela estamos respirando neste momento. Encha teu pulmão de ar... Visse? Você ainda tá vivo(a). Você ainda tem jeito.

            Vê se consegue deixar esta ficha cair. O quê que tu tá ganhando com esta ficha trancada? Vamos ser inteligentes, ao invés de sermos mané/maria-vai-com-as-outras/peitoestofado/pescoço-de-porcelana. Marionetes que a Mídia leva para onde quiser: faz de você um bobo/a: você usa a cueca que eles mandam, bebe a cerveja que eles determinam, a marca do automóvel que “combina” contigo (último modelo, dizem. Mas qual é o último? Aquele modelo que já está ultrapassado para aqueles que pagam a mídia para nos manter na mão), o celular é vivo, a internet é terra, ...e tu um morto/vivo no mundo da lua. Da lua, quem dera tivéssemos os pés na terra.

            Visualise você na frente da TV/Internet... olhe tuas expressões, se é que sobrou alguma pra ti (pois você olha para a cara das pessoas, na rua, e elas não tem expressão de nada, falam e riem sozinhas... pois são muito espertas), e veja como te impressionas com o que está acontecendo na vida do Sr. fulano de tal.

            Como você precisa ganhar tempo, para gastar bisbilhotando sobre o que acontece Lá. Lá com aquela meia dúzia de pessoas que estão no topo, que são notícia.
            E de Ti, do Daqui, o que concerne a ti, quem tá preocupado contigo? Quem sabe de ti? 
Psiu, como/onde/quando está Tu? Acorda, cadê a tua vez? 
            Nós queremos correr e ganharmos tempo (mas não sabemos nem usar o tempo que temos (que na verdade é aquele dado pela misericórdia de Deus)), e nos frustramos sem saber o que fazer com o emaranhado de probleminhas que vamos deixando acumular em meio a correria sem rumo.

            Mas não dá pra sair da frente da TV. Se eu saio daqui, o quê que vai ser de mim? Quem é que vai determinar a altura do cós da minha calça? E aquela frase vazia de sentido que todo mundo aprendeu na novela das oito (8?), como é que eu vou ficar se não souber pronunciar bem direitinho, igualzinho ao biquinho feito por aquela atriz, qual é o nome dela, mesmo? Ou seria aquela outra? 

            Eu preciso ser igual. Eu tenho fome de ser igual, de fazer igual a todo mundo.

            Todomundo, é a pessoa que eu mais admiro. Todomundo come só as comidinhas determinadas pela TV, canal 4,5,6,7,... porque todos eles propagam receitas e mais receitas. Mas não dão a receita de como arranjar dinheiro pra pagar tudo aquilo. Todomundo é tão diferente. Usam a calça meio caidinha assim, como a minha. O umbigo do Todomundo tem o mesmo pinduriquinho de metal, pois se tem uma coisa que Todomundo gosta é de olhar para o próprio umbigo. As unhas de Todomundo são pintadas/enfeitadas/diferentes, como as dos outros Todomundos.

            Eu me sinto muito bem, sendo radical/único/exclusivo/Todomundo.

            Os filhos(as) de Todomundo comumente são esquecidos do outro lado da mesa ou do sofá, pois a mídia suga todo a atenção do Todomundo-pais. E a solidão dos filhos os vão tornando cada vez mais independentes dependentes-químicos-homoxesualizados.

            Todomundo é bípede, mas tem muitos sapatos. Porém o que ele mais gosta é aquele que ainda tá lá no Schoping... Shoping é o point do Todomundo: Um local repleto de vaziedades. 

            Uma coisa que Todomundo pratica com maestria é a caça ao R$. Ele se identifica com aqueles papeizinhos fedidos e sujos. Se tornam presas fáceis da sua própria caça e são devorados por ela. Mas Todomundo se julga muito esperto. No final da vida, ainda estão procurando: “O que quê eu fiz da minha vida?” “Cadê a minha vida”? “Onde foi parar a minha vida?” “Alguém viu a minha vida passar?” “Pra que lado ela foi”?

            Todomundo pronuncia palavras como: Liberdade, vida, felicidade. Aprendem seus significados no dicionário, porque nunca conseguem vivê-las em sua plenitude. Falam muito em paz, mas só fazem guerra. Não conhecem o que é paz. Nunca souberam o que seja paz. Nem nunca saberão, poque a verdadeira paz não é deste mundo, que é o mundinho do Todomundo.      

            Todomundo é Tri: Um Mix de técnico de futebol, mecânico de automóvel e degustador de destilados. Igualzinho a mim.Todomundo é chiq. Ser Todomundo eu amo tudo isso.
____________________________________________________________________________
            Em torno do ano zero, os tempos eram de intensa correria. Os Todomundos corriam de lá para cá, e de cá para lá. Afinal, eram muitos impostos para cobrar e muitas cabeças pra cortar. Não havia metal nos umbigos, as vestimentas é que eram metalizadas. A mídia era no teti-a-teti, no fio da espada. Os Todomundo eram tais aos nossos, ancestrais destes.
            Mas Deus amava Todomundo de tal maneira que mandou seu filho, por aqueles dias, para amar/acordar/limpar/santificar/apacentar/alimentar/libertar/desedentar/salvar Todomundo. Porém a correria era tanta, pois Todomundo, como eu já expliquei acima, é alguém muito ocupado, e não tiveram tempo para compreender o que se passava fora de seu aparelho digestivo e mandaram matá-Lo no lugar de um assassino. Afinal, eles estavam ocupados com coisas importantes.
            E Todomundo está correndo até hoje, atrás de alguma coisa, sem se dar conta de que o que ele procura está resumido naquele que ele matou.
            Mas Jesus sendo Deus, ressuscitou (nasceu de novo), porque sabe que dentro de cada Todomundo há um ser que tem alto valor pra Ele, e por quem Ele pagou com a vida, morrendo na cruz. Ele chegou mesmo a confessar: “Eu vim SÓ pelos Todomundo”. Isto é, Ele, mesmo sendo Deus, abriu mão de sua alta patente, e desceu aqui, pra morrer por Todomundo, pois os AMOU PRIMEIRO. Antes que Abraão existisse, Eu Sou, Ele diz em Jo, 8, 58.
            Se tem alguém que não sabe o que é amor, é o Todomundo. Ele acha amor uma coisa ridícula, pra bananas. Mas chora feito bobo, em seu travesseiro, sozinho, por falta de amor. Deveria criar coragem pra se olhar no espelho, naquela hora, para ver o quanto ele é fraco, querendo se parecer forte.
            Todomundo só adquire identidade própria quando reconhece e aceita Jesus na sua vida. É no “tudo-fácil” de Cristo que imprimimos nossa verdadeira identidade.

Eu era uma Todomundo, mas quando eu conheci o EUSOU, Ele me fez ser Sueli. Não qualquer Sueli, mas Sueli Silvânia da Silva. Encontrei meu eu, meu lugar e minha vez.
            Antes eu dizia bobagens pra alegrar os outros, porque sabia que dentro deles havia a mesma tristeza e vazio que habitavam em mim. Lia Marx, Weber, Ricardo, Keynes, Saussurre, Yung, Piaget...(Depois percebi que os coitados/limitados não conseguiram/conseguem/conseguirão resolver nem seus problemas pessoais, quanto antes da sociedade, ou de um vilarejo, que seja), pois eu queria resolver meus problemas, a partir das idéias deles.
            Agora eu leio aquilo que a mídia não consegue manipular, que não foi produzido por mente humana. Que encerra uma sabedoria que tudo que li em mais de 10 anos de universidade nem se compara a um pequeno versículo. Me vejo obrigada a pensar, a raciocinar, a entender... Penso, logo, sou EU. Eu sou eu, afinal.
            Se tornou bom viver aqui dentro de mim, sentir as coisas que são as minhas. Tenho meu canal exclusivo. Minhas roupas, comidas e umbigo são meus. São os meus. Tenho as senhas e acessos que me interessam, pois o EuSou me dá. Aliás, Ele só me mostrou como usar a cabeça que já havia me dado desde o ventre da minha mãe.
            Quando se é Todomundo só pensamos com a cabeça dos outros Todomundo.
            Pensamos, não, excretamos com a cabeça dos outros.
            Parei de correr atrás do vento. O EuSou me ensinou “Não andeis ansiosos por coisa alguma”. Pronto, foi eu colocar este ensinamento em prática e logo me apareceu tempo de todos os lados. O EuSou sabe e me conta todas as coisas que me dizem respeito. É comigo.
            Quando Ele disse pra mim: EUSOU o caminho, EUSOU a verdade e EUSOU a vida, eu coloquei meu eu-Todomundo no lixo. Aliás, coloquei na lixeira, porque eu era um lixo, quando era Todomundo. Vem ser tu. Tu és exclusivo e único pra Deus. Vem pra Cristo, você também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário